Estudo de caso Inovação Social na Indústria Têxtil
PROJETO INTEGRADO I – GESTÃO
Gestão – CST´s
Objetivos da Aprendizagem:
O Projeto Integrado é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos:
- Instigar os alunos, apoiados nas informações presentes na BNCC sobre a área da linguagem como ferramenta norteadora, para o planejamento de atividades diferenciadas.
• Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar embasamento para atuação em atividades extracurriculares.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
• Favorecer a aprendizagem.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
- O trabalho será realizado individualmente.
2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no AVA. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Instituição, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
4. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
- Normalização correta do trabalho, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
• Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).
• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
• Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores
Leitura proposta
Para atingir os objetivos deste projeto integrado, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância.
SITUAÇÃO PROPOSTA
Estudo de Caso: “Inovação Social na Indústria Têxtil” A Têxtil Verde, uma indústria de vestuário estabelecida em uma cidade de médio porte, enfrenta o desafio de reinventar sua abordagem empresarial para crescer em um mercado altamente competitivo. Ao realizar uma consultoria, verificou-se uma grande oportunidade em um nicho de mercado que busca produtos mais sustentáveis, impulsionada pelo aumento de consumidores cada vez mais conscientes e exigentes. Os diretores da empresa viram essa ideia muito oportuna e condizente com seus valores, uma vez que já haviam empreendido um projeto anterior focado em desenvolver uma cadeia de suprimentos ética e sustentável, reduzindo o impacto ambiental e promovendo condições de trabalho que gere respeito e satisfação no ambiente de trabalho.
O novo projeto envolve a criação de parcerias estratégicas com fazendas de algodão orgânico, a implementação de práticas de produção ecoeficientes e a capacitação de comunidades locais em regiões de produção. A gestão de projetos torna-se crucial para coordenar as diferentes fases, desde o design sustentável até a comercialização dos produtos. O empreendedorismo da Têxtil Verde é evidente na abordagem inovadora para conquistar mercados que valorizam a produção ética. Além disso, a empresa compromete-se com a transparência, educando os consumidores sobre a procedência sustentável de seus produtos. Em seu novo projeto, a Têxtil Verde não apenas busca transformar operacionalmente a empresa, mas também construir uma marca consciente que ressoe com as expectativas do consumidor moderno, reforçando os benefícios tangíveis das práticas empresariais socialmente responsáveis e sustentáveis.
ATIVIDADE 1
Estudante, desenvolva um plano estratégico para a implementação bem-sucedida do novo projeto da Têxtil Verde, focado na criação de uma marca consciente e sustentável, seguindo os seguintes passos:
Passo 1: Análise de Oportunidades e Desafios
Realize uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) para identificar os elementos internos e externos que podem afetar o sucesso do projeto da Têxtil Verde (a SWOT pode ser realizada com o formato de quadrantes ou em texto corrido).
Passo 2: Desenvolvimento da Marca
Crie uma proposta de valor para a Têxtil Verde, destacando os principais elementos que diferenciarão a marca no mercado. Considere como a empresa pode comunicar de forma eficaz seus valores e práticas sustentáveis aos consumidores.
Passo 3: Estratégias de Marketing
Elabore estratégias de marketing para posicionar a Têxtil Verde como líder no segmento de moda sustentável. Inclua abordagens online e offline, considerando a conscientização do consumidor sobre a importância de escolhas éticas.
REFERÊNCIAS PARA ATIVIDADE:
KURATKO, Donald F. Empreendedorismo: processo, prática. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2018.
ATIVIDADE 2
A situação complexa pela qual a fábrica em questão está passando requer a elaboração de soluções efetivas no que tange às diferentes áreas da organização que serão impactadas em prol de tais mudanças.
Pensar e instrumentalizar soluções de problemas
– que aqui, no caso, é uma oportunidade
– não é tarefa fácil e envolve uma série de processos e práticas muito bem planejadas, visto que os recursos
– financeiros e de tempo – para prover tais soluções são limitados!
Neste sentido, uma estratégia importante e bastante útil neste contexto, a fim de viabilizar a implementação de soluções diz respeito ao gerenciamento de um projeto!
Você, enquanto líder do projeto, tem como primeiro passo determinar um objetivo em específico e destrinchá-lo em objetivos menores – visto que a própria apresentação do contexto da empresa já nos deu vários insights sobre essa entrega macro, e essas possíveis tais sub entregas. Tendo definido então um objetivo, sua missão nesta etapa consiste em:
a) Elaborar uma Estrutura Analítica do Projeto (EAP). Em outras palavras: através da EAP, você fará a espinha dorsal do seu projeto, pensando que tal ferramenta será utilizada para discutir com os gestores da empresa os possíveis encaminhamentos como, por exemplo, recursos disponíveis para operacionalização.
A EAP é a decomposição do trabalho necessário para a realização de um projeto em pacotes de trabalhos menores, organizados de cima para baixo, hierarquicamente, não necessariamente na ordem exata, mas na melhor possível.
Figura 1 – Exemplo da estrutura.
Fonte: Elaborado pelos autores.
Na figura, o primeiro nível diz respeito ao objetivo do projeto. O segundo nível diz respeito às atividades necessárias para alcançar o objetivo geral. O terceiro nível, diz respeito às atividades necessárias para alcançar o objetivo específico do nível anterior, e assim por diante. Sua EAP deve conter pelo menos três níveis.
b) Tendo elaborado a EAP, dê continuidade a sua espinha dorsal, agora trazendo os fundamentos da administração: associando às funções Administrativas de Planejar; Organizar; Executar; e, Controlar. Vamos pensar que a EAP ilustrou os elementos pensados na fase de planejamento… Agora, sua missão consiste em mapear alguns dos principais recursos necessários a serem organizados para viabilizar a execução; um check list de tarefas a serem executadas associadas aos níveis da EAP, bem como possíveis indicadores de controle para garantir atendimento ao objetivo.
REFERÊNCIAS PARA ATIVIDADE:
CAMARGO, Marta. Gerenciamento de Projetos. São Paulo: Grupo GEN, 2018. (Minha Biblioteca).
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos Novos Tempos – Os Novos Horizontes em Administração. São Paulo: Grupo GEN, 2020.
WYSOCKI, Robert K.; MARQUES, Arlete S. Gestão eficaz de projetos (vol 2). São Paulo: Saraiva, 2020. (Minha Biblioteca). Institute, Project M. Um guia de conhecimento em gerenciamento de projetos (guia PMBOK®). Disponível em: Minha Biblioteca, (5th edição). Editora Saraiva, 2014).
ATIVIDADE 3
Todo processo de mudança gera desafios, esse cenário é enfrentado atualmente por essa industrial têxtil. Pensando em facilitar esse processo é importante analisar os contextos no âmbito social, ambiental e até de governança. Diante disso, a implantação do ESG pode trazer diversos benefícios para empresa. Agora, você deverá avançar na discussão dessa importante e atual temática, visando auxiliar, propor melhorias ou mitigar ações em empresa e corporações da área da saúde, unidades de saúde particulares e públicas, entre outros. E para isso análise e discorra sobre os tópicos abordados abaixo:
- Defina o que é o ESG e sua importância para o segmento empresarial e de gestão da área da saúde?
2. Crie um plano de ação para cada pilar do ESG (governança, social e o ambiental) em algum seguimento da área da saúde (clínicas, hospital, entre outros):
3. Destaque quais as vantagens da implantação do ESG para empresas da área da saúde?
REFERÊNCIAS PARA ATIVIDADE
PEREIRA, Adriana C; DA SILVA, Gibson Z; EHRHARDT, Maria E. Sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente. Editora Saraiva, São Paulo. 2011.
SOLER, Fabrício; PALERMO, Caroline. ESG (ambiental, social e governança): da teoria à prática. São Paulo: Expressa, 2023.
ATIVIDADE 4
Se, ao longo do processo de formação e desenvolvimento das sociedades, observamos a substituição gradual da atuação humana por máquinas, não seria exagerado afirmar que, atualmente, esse fenômeno está se acelerando e alcançando níveis anteriormente inimagináveis. Avanços significativos nas áreas de robótica, automação e conectividade, por exemplo, estão ampliando as oportunidades para a aplicação da tecnologia na execução de diversas tarefas exigidas nas sociedades modernas.
Ao mesmo tempo em que os avanços tecnológicos nos auxiliam a encontrar algumas respostas para problemas cotidianos que atingem a humanidade, formulando maiores certezas, com maior agilidade, em temas antes duvidosos, temos de reconhecer também que as potencialidades oferecidas pelo desenvolvimento científico contemporâneo abrem novos campos de discussão envolvendo a ética. Assim, a ampliação das atividades que conseguimos fazer eleva proporcionalmente os questionamentos sobre o que efetivamente devemos fazer. Pensando no estudo de caso “Inovação Social na Indústria Têxtil”, considere que o novo projeto de transformação operacional da empresa, compatíveis com os desafios da sociedade competitiva moderna, tem a possibilidade de adquirir e implementar maquinários avançados e o desenvolvimento de novos quipamentos de inteligência artificial.
Diante disso, disserte a partir das seguintes perguntas:
- A performance elevada é critério suficiente para adotar a tecnologia para solucionar problemas de nossa realidade cotidiana?
• Existem outros princípios da ação humana que diferenciam nosso funcionamento da programação típica da tecnologia?
• De que modo as mudanças para a preservação ambiental se articulam com os princípios da cidadania?
REFERÊNCIAS PARA ATIVIDADE:
CONTI, Hugo Martarello de. ALVES, Patrícia Villen Meirelles. Sociedade Brasileira e Cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2019.
CORREIA, Carol. “Por uma tecnologia ética: Inovação traz questionamentos e desafios que mostram a importância das Ciências Humanas na área”. In: Conexão UFRJ [online]. Publicado em 29 de abril de 2022. Disponível em: https://conexao.ufrj.br/2022/04/por-uma-tecnologia-etica/ Acesso: 29 nov. 2023.
FREIRE, Emerson. BATISTA, Sueli Soares Batista. Sociedade e tecnologia na era digital. 1ª ed. São Paulo: Editora Érica, 2014.
SANTOS JUNIOR, Nei Jairo Fonseca dos. “Notas sobre ética na sociedade tecnológica”. In: RELACult, V. 05, ed. especial, abr., 2019, artigo nº 1195. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/download/1195/707/4798 Acesso: 29 novembro de 2023.
- Estratégias para Promover a Inovação Social na Indústria Têxtil
- Abordagens Colaborativas em Projetos Integrativos
- Avanços Tecnológicos em Inovação Social
- Recomendações políticas para apoiar projetos integrativos
- Perspectivas Globais sobre Inovação Social
PROJETO INTEGRADO INDIVIDUAL – PTI
Guia Essencial para o Sucesso do Projeto Integrado Individual: Estratégias, Passos e Exemplos”
Meta descrição: “Descubra como alcançar o sucesso com seu projeto integrado individual. Explore estratégias práticas, passos essenciais e exemplos inspiradores para garantir resultados eficazes e impactantes.”
Palavras-chave principais:
- Projeto Integrado Individual
- Estratégias para Projeto Integrado
- Passos para Projeto Integrado Individual
- Exemplos de Projetos Integrados Pessoais
- Sucesso em Projetos Integrados Individuais
Lembre-se de integrar naturalmente essas palavras-chave ao longo do conteúdo, mantendo o foco na qualidade e na relevância para os usuários interessados no tema.
CST RADIOLOGIA PROJETO INTEGRADO INDIVIDUAL – PTI
Objetivos da Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos:
• Instigar os alunos, apoiados nas informações presentes na BNCC sobre a área da linguagem como ferramenta norteadora, para o planejamento de atividades diferenciadas.
• Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar embasamento para atuação em atividades extracurriculares.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
• Favorecer a aprendizagem.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho será realizado individualmente.
2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), bedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no AVA. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Instituição, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
4. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
• Normalização correta do trabalho, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
• Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).
• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
• Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom trabalho! Equipe de professores
SITUAÇÃO PROPOSTA:
Estudo de Caso: “Logística Reversa no Setor de Radiologia” A partir de 1914, os filmes de raios-X ficaram cada vez mais populares, pois os vidros que até então eram utilizados vinham da Bélgica e devido à Primeira Guerra Mundial, o suprimento deste material acabou sendo cortado, assim, com os filmes foi possível obter grandes avanços (FERREIRA, 2007).
No Brasil, José Carlos Ferreira Pires foi o primeiro médico a instalar um aparelho de raiosX no interior do Brasil, na cidade de Formiga, Minas Gerais, a 600 km do Rio de Janeiro, em 1897” (PEREIRA, 2006, P. 51). Suas primeiras radiografias também funcionavam com as chapas de vidro fotográficos, sendo a primeira chapa registrada de uma mão que apresentava um corpo estranho.
Porém, era necessário muito tempo para realizar a radiografia, prejudicando a imagem e expondo os pacientes à intensa radiação. Por exemplo, uma radiografia de tórax demorava cerca de 30 minutos e a de um crânio, em torno de 45 minutos (FENELON, 2005).
Ainda no século XIX, começaram a chegar ao Brasil os primeiros aparelhos de raio-X. O pioneirismo foi disputado por cientistas da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pará. Porém não há registros corretos para determinar quem fez a primeira radiografia no filme radiográfico (CORREA, 2010).
A estrutura básica de um filme radiográfico é composta “de base, emulsão e camada protetora (cobertura), sob o filme de PET (Poli-Tereftalato de Etileno), que é um tipo de plástico utilizado também em recipientes de refrigerantes” (PIVA; WIEBECK, 2004). A base ou suporte é um componente que sustenta a emulsão gelatinosa. Deve ser constituída por um material transparente que absorve pouca luz. “Já a emulsão é a parte que recebe a imagem e nela é contida a gelatina que permite manter fixos e dispersos os microcristais ou grãos de haletos de prata que são sensíveis à luz” (FERREIRA, 2007, p.7). “As radiografias também contêm metanol, amônia e metais pesados como cromo. Além destes materiais, também podem ser encontrados chumbo nos papéis que recobrem as películas radiográficas usadas por dentistas” (CALDERARI, 2008).
Segundo Kawaguti, et al (2012), o processo de reciclagem das radiografias inicia-se quando estas são recolhidas em hospitais, clínicas e outras entidades. Depois, são separadas por tamanho e lavadas com soda cáustica. Da água, sai uma massa de sujeira. Nela se encontra a prata. Para retirála, é preciso derreter o material junto com alguns elementos fundentes. Esse processo separa as impurezas do precioso metal, sendo a prata a parte menor. Para, no mínimo, 2,5 mil chapas, se consegue em torno de uns 450 gramas de prata.
Na etapa seguinte, a prata é derretida de novo com uma temperatura bem mais alta e depois é despejada água fria e misturada rapidamente. A prata se torna granulada devido ao choque térmico. Toda água utilizada na limpeza das radiografias deve ser tratada antes de parar na rede de esgoto ou reutilizada nos tanques de limpeza (PEQUENAS EMPRESAS E GRANDES NEGOCIOS, 2010).
ATIVIDADES ATIVIDADE 1
Estudante, desenvolva um plano para a implementação de um projeto de Logística Reversa, focado em estratégias de conscientização e sustentabilidade do setor de radiodiagnóstico, seguindo os seguintes passos:
Passo 1: Análise de Desafios
Realize uma pesquisa bibliográfica para identificação dos desafios que envolvem o setor em relação aos materiais que são descartados e seus destinos adequados.
Passo 2: Análise Crítica
Após pesquisa bibliográfica sobre o tema, faça uma análise crítica sobe a real situação do setor e as possíveis melhorias que poderiam ser efetuadas para o descarte e o destino correto dos rejeitos do setor.
Passo 3: Estratégias de Logística Reversa
Elabore estratégias de Logística Reversa como um líder do segmento de Radiologia, incluindo abordagens online e offline, considerando a conscientização do consumidor sobre a importância da sustentabilidade do setor.
REFERÊNCIAS PARA ATIVIDADE:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – Resíduos de Serviços de SaúdeTerminologia, NBR 12807, Rio de Janeiro, 1993.
NAIME, Roberto; SARTOR, Ivone; GARCIA, Ana Cristina. Uma abordagem sobre a gestãode resíduos de serviços de saúde. Revista Espaço para a Saúde 21 [periódico on- line],2004; v.5, n.02. Disponível em: <http://www.ccs.uel.br/espaçoparasaúde.>
GUARNIERI, Patrícia; KOVALESKI, João Luiz; STADLER, Carlos Cezar; OLIVEIRA, Ivanir Luiz de. A Caracterização da Logística Reversa no Ambiente Empresarial em Suas Áreas de Atuação: Pós-venda e Pós-Consumo Agregando Valor Econômico e Legal. 2006. Disponível em: <http://www.ppgep.pg.cefetpr.br/ppgep/Ebook/ARTIGOS2005/E- book%202006_artigo%2057.pdf>
ATIVIDADE 2
Todo Projeto é sempre um desafio e gera mudanças que envolvem várias esferas: social, educacional e ambiental. Essas mudanças podem trazer diversos benefícios para uma empresa da área de Saúde. Portanto, a partir desse desafio, você irá avançar na discussão desse tema, propondo melhorias ou mitigando ações em empresas, instituições da área da saúde, unidades de saúde particulares e públicas, e outros. Para esse avanço faça uma análise e discorra sobre os tópicos abordados abaixo:
1. Defina o que é Logística Reversa e sua importância para os segmentos da área da saúde?
2. Crie um plano de ação educacional e de conscientização sobre o descarte correto dos rejeitos do setor de saúde (clínicas, hospital, entre outros), especificando em um momento o de radiodiagnóstico.
3. Destaque quais as vantagens da implantação do seu Projeto em Logística Reversa para empresas da área da saúde?
REFERÊNCIAS PARA ATIVIDADE
PEREIRA, Adriana C; DA SILVA, Gibson Z; EHRHARDT, Maria E. Sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente. Editora Saraiva, São Paulo. 2011.
SOLER, Fabrício; PALERMO, Caroline. ESG (ambiental, social e governança): da teoria à prática. São Paulo: Expressa, 2023.
LEITE, Paulo Roberto. Logística Reversa: Meio ambiente e competitividade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
GUARNIERI, Patrícia; KOVALESKI, João Luiz; STADLER, Carlos Cezar; OLIVEIRA, Ivanir Luiz de. A Caracterização da Logística Reversa no Ambiente Empresarial em Suas Áreas de Atuação: Pós-venda e Pós-Consumo Agregando Valor Econômico e Legal. 2006. Disponível em: <http://www.ppgep.pg.cefetpr.br/ppgep/Ebook/ARTIGOS2005/E- book%202006_artigo%2057.pdf
ATIVIDADE 3 – Saúde Coletiva
A vigilância sanitária é responsável por garantir a qualidade e segurança dos produtos e serviços relacionados à saúde, visando proteger a saúde da população e prevenir riscos à saúde. Para estabelecer os padrões de qualidade, segurança e eficácia de produtos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) emite documentos normativos, conhecidos como Resolução da Diretoria Colegiada (RDC). A RDC é uma das principais ferramentas utilizadas pela vigilância sanitária para garantir a proteção da saúde pública. Dentre as resoluções, destaca-se a RDC 330, que aborda os requisitos necessários para garantir a qualidade e segurança dos produtos e serviços em radiologia. Dessa forma, com base na referência sugerida e de acordo com seus conhecimentos, responda:
1. Como a implementação efetiva da RDC 330 pelos serviços de radiologia pode impactar positivamente a segurança e eficácia dos produtos para saúde, além de contribuir para a proteção da saúde da população, dos profissionais e do meio ambiente?
REFERÊNCIA:
RASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução da Diretoria Colegiada Resolução – RDC Nº 330, de 20 de dezembro de 2019. Disponível em: https://l1nk.dev/DYsbS. Acesso em: 12 dez. 2023
ATIVIDADE 4
A cidadania ambiental ilumina um sentido universal, essencialmente coletivo. A cidadania clama pela urgência da ação e participação ativa cidadã em defesa do meio ambiente de forma articulada, em âmbito local, nacional e global. Ademais, um dos desafios mais significativos e atuais percebidos pelo Brasil – e profundamente relacionado ao sistema econômico vigente e às ideias de individualismo e responsabilidade – consiste na manutenção de uma ordem ambiental equilibrada em nosso território, sobretudo em função dos padrões de consumo vigentes na sociedade contemporânea. A cidadania ambiental exige um constante processo de reeducação e conscientização dos indivíduos sobre seus deveres na promoção do desenvolvimento sustentável no dia a dia. Diante disso, a fim de exercitar um olhar crítico e colocar em prática a ação cidadã, produza um único comentário argumentativo que contemple a resposta para os seguintes questionamentos:
1. O que é a bioética e de que modo ela pode contribuir com o plano de logística reversa no setor de radiologia?
2. Na história da humanidade, a partir de que momento se tornou mais explícita a preocupação com crises ambientais, seus impactos pelo mundo e os debates sobre a cidadania transnacional?
3. Há relação entre o tema do meio ambiente e as reflexões sobre a política?
4. Como em geral as corporações encaram o respeito às normas ambientais no Brasil e qual a importância de incentivar programas de logística reversa?
REFERÊNCIAS PARA A ATIVIDADE
BELLO, Enzo. Ensaios críticos sobre cidadania e meio ambiente. Caxias do Sul: Educ, 2012. 213 p. ISBN: 9788570616845. Disponível na Biblioteca Virtual.
CONTI, Hugo Martarello de. ALVES, Patrícia Villen Meirelles. Sociedade Brasileira e Cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2019.
CYRNE. C. C. S. BARDEN, J. E. et al. “GESTÃO DE RESÍDUOS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A
SUBVERSÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO”. In: Revbea – Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, V. 15, Nº 5: 409-423, 2020. p. 409-423. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/download/9879/7977/44156> Acesso: 13 dez. 2023.
STJ. “Cidadania ambiental: a construção do futuro sustentável também passa pela jurisprudência do STJ”. In: STJ – Superior Tribunal de Justiça [Online]. Publicada em 03/12/2023, 07:00. Disponível em: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2023/03122023-Cidadaniaambiental-a-construcao-do-futuro-sustentavel- tambem-passa-pela-jurisprudencia-do-STJ.aspx Acesso: 13 dez. 2023.