Aula Prática Ressonância Magnética
Explore o fascinante mundo da “Aula Prática Ressonância Magnética”, mergulhando em conceitos fundamentais e práticas avançadas. Este curso oferece uma imersão completa, capacitando os participantes para desafios específicos. Desde a introdução até as aplicações práticas, cada seção destaca a importância da ressonância magnética. Junte-se a nós nesta jornada educacional, utilizando a “Aula Prática Ressonância Magnética” como guia confiável para o aprimoramento profissional.
Aula Prática Ressonância Magnética, os procedimentos práticos podem incluir:
- Preparação do Paciente: Instruções sobre a preparação do paciente para o exame, como remoção de objetos metálicos e informações sobre alimentação.
- Posicionamento do Paciente: Demonstração de como posicionar corretamente o paciente no equipamento de ressonância magnética para obter imagens precisas.
- Aquisição de Imagens: Explicação sobre os protocolos de aquisição de imagens, incluindo a escolha de sequências e parâmetros ideais para diferentes partes do corpo.
- Segurança e Monitoramento: Orientações sobre as práticas de segurança durante o procedimento, incluindo a importância do monitoramento contínuo do paciente.
- Interpretação de Resultados: Instruções sobre como analisar e interpretar as imagens resultantes, destacando características normais e anormais.
- Discussão de Casos: Abordagem prática através da discussão de casos clínicos reais, conectando a teoria à prática clínica.
Esses procedimentos práticos visam proporcionar uma compreensão abrangente da ressonância magnética, preparando os alunos para aplicar seus conhecimentos em ambientes clínicos reais.
Roteiro de aula prática Ressonância Magnética
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
NOME DA DISCIPLINA: Ressonância Magnética
OBJETIVOS
Definição dos objetivos da aula prática:
A proposta desta atividade prática está amparada nos seguintes objetivos:
✓ Conhecer as aplicações clínicas das ponderações de imagens: conceitos, física da formação
da imagem e ponderações da imagem;
✓ Adquirir noções de como realizar as programações dos exames;
✓ Conhecer a importância da segurança dentro do setor de ressonância magnética.
INFRAESTRUTURA
Instalações:
Computador com acesso à internet Materiais de consumo: Descrição
Quantid. de materiais por procedimento/atividade NSA
Software:
Sim ( ) Não ( X )
Em caso afirmativo, qual?
Pago ( ) Não Pago ( X )
Tipo de Licença: NSA.
Descrição do software:
NSA
Equipamento de Proteção Individual (EPI): NSA
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Procedimento/Atividade Nº 1
Atividade proposta:
Conceitos, física da formação e ponderações da imagem:
Conhecer as aplicações clínicas das ponderações de imagens; Conceitos, física da formação e ponderações da imagem.
Procedimentos para a realização da atividade:
Para nossa primeira atividade vamos observar as imagens abaixo atentamente.
A imagem de RM não se forma a partir de um único eco (sinal) coletado. É preciso receber ou coletar várias vezes o mesmo sinal que vem de um corte do corpo do paciente para que, ao final de uma dada quantidade de ecos coletados, seja possível reconstruir uma imagem com a qualidade
desejada.
1- Como TR (tempo de repetição) e TE (tempo de eco) se relacionam na formação de imagens?
2- Descreva as ponderações T1, T2 e DP, mostradas nas imagens acima.
3- Quando o assunto é a Segurança em Ressonância Magnética (RM), há diversos fatores relacionados às instalações do setor, mas principalmente quando envolve os colaboradores e pacientes, existem condições que merecem atenção e que nunca podem ser esquecidos ou ignorados. Um pequeno descuido pode facilmente causar um acidente, provocar ferimentos graves e até mesmo óbito, provocando danos irreparáveis em alguns casos. Levando em consideração essas circunstâncias, aponte 3 medidas de segurança para o paciente e para o colaborador, enfatizando a importância dessas precauções. A B
4- A imagem acima do lado esquerdo (A) e direito(B), respectivamente, são imagens em:
5- Vamos preencher os campos A, B, C, D, E e F da imagem abaixo, que corresponde a um aparelho de RM.
6- Cite 3 exemplos de doenças cerebrais diagnosticadas através da RM, acrescentando pelo menos uma imagem. Comente se é necessário o uso do contraste e por quê?
Checklist: As tarefas foram concluídas com êxito?
Você foi capaz de conhecer o equipamento dentro do setor de Ressonância Magnética?
Você foi capaz de diferenciar TR, TE, T1, T2 e DP?
Você foi capaz de aprender a importância da segurança dentro do setor de RM?
RESULTADOS
Resultados da aula prática:
Orientações para o envio da atividade:
• O resultado de aprendizagem da aula prática deverá ser registrado em forma de um relatório descritivo que deverá ser postado em seu ambiente virtual.
• A postagem do arquivo final deve ser em um único arquivo, formato DOC (Word ou editor de textos);
• Responda detalhadamente as questões propostas na Atividade 1.
• O sistema irá arquivar e disponibilizar para correção apenas o último trabalho encaminhado, caso você encaminhe um novo arquivo, ele irá sobrepor e apagar o arquivo encaminhadoanteriormente;
• Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica, obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso.
• Não existe prorrogação para a postagem da atividade;
• O trabalho será realizado individualmente.
Não deixe de participar de todas as tarefas! Elas serão determinantes para o aprendizado das técnicas