Projeto de extensão I Pedagogia
O Projeto de Extensão I Pedagogia é uma iniciativa dedicada ao aprimoramento contínuo das práticas pedagógicas, proporcionando aos educadores e estudantes uma plataforma para aprofundar seus conhecimentos e explorar novas abordagens na educação. Este projeto visa criar um ambiente de aprendizado dinâmico e inovador, alinhado com as demandas da educação contemporânea.
Títulos e Conteúdo:
- Fundamentos da Pedagogia Moderna: Explorando os princípios fundamentais que norteiam a pedagogia moderna, este módulo oferece uma visão abrangente das teorias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras.
- Metodologias Ativas e Engajamento do Aluno: Investigando as metodologias ativas como ferramentas essenciais para promover o engajamento dos alunos, destacamos práticas como aprendizagem baseada em projetos e gamificação.
- Tecnologia na Educação: Um exame crítico do papel das tecnologias educacionais no contexto contemporâneo, incluindo o uso de plataformas online, recursos digitais e ambientes virtuais de aprendizado.
- Inclusão e Diversidade: Abordando a importância da inclusão e da valorização da diversidade no ambiente educacional, este módulo destaca estratégias para criar espaços de aprendizado acessíveis a todos.
- Avaliação Formativa e Feedback Eficaz: Discutindo práticas de avaliação formativa como meio de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem e fornecer feedback construtivo aos alunos.
Objetivos Educacionais:
- Capacitar educadores com as mais recentes tendências e metodologias da pedagogia.
- Fomentar a incorporação de tecnologias educacionais para enriquecer o processo de ensino.
- Promover a conscientização sobre a importância da inclusão e diversidade no ambiente escolar.
- Desenvolver habilidades práticas para implementar estratégias de avaliação formativa.
Conclusão: O Projeto de Extensão I Pedagogia é uma jornada educacional que busca transformar a maneira como educadores abordam o ensino, promovendo uma educação mais inclusiva, participativa e alinhada com as demandas da sociedade contemporânea. Ao participar desse projeto, os envolvidos têm a oportunidade de contribuir para a construção de um futuro educacional mais dinâmico e eficaz.
ALUNO: | ||||
CURSO: | ||||
PEDAGOGIA – LICENCIATURAO Projeto de Extensão I Pedagogia é uma iniciativa dedicada à inovação e aprimoramento constante na prática educacional. Nosso objetivo é proporcionar aos educadores e estudantes uma plataforma para explorar novas abordagens pedagógicas de forma prática e dinâmica. Títulos e Conteúdo:
Objetivos Educacionais:
|
||||
COMPONENTE CURRICULAR: | ||||
PROJETO DE EXTENSÃO I – PEDAGOGIA | ||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: | ||||
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO. | ||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
||||
Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo o curso de Pedagogia – Licenciatura, tem a missão de transferir à sociedade os conhecimentos gerados e potencializar a geração de novos conhecimentos aplicados, permitindo o desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, que apresentam soluções e produtos para resolução de problemas diversificados presentes no contexto social, trazendo impacto positivo a comunidade contemplada. Ao identificar as problemáticas da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas.
Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Tecnologias e inovações em educação; Educação inclusiva e valorização da diversidade; Didática, planejamento e avaliação; Políticas educacionais e ensino. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Escolas; Instituições de Educação Básica; Organizações não governamentais, Associações de bairro, dentre outros. |
||||
COMPETÊNCIAS: | ||||
I – Identificar e problematizar questões inerentesa Pedagogia, incluindo seus aspectos científicos, históricos e filosóficos;
II – Realizar atividades de gestão educacional nos diversos espaços institucionais; III – Elaborar, aplicar e avaliar estratégias pedagógicas e materiais didáticos. |
||||
PERFIL DE EGRESSO: | ||||
O perfil do egresso do curso de Pedagogia – Licenciatura Licenciatura idealizado pela IES proporciona a formação docente, que valoriza a inclusão dos conhecimentos produzidos pelas ciências para a Educação, contribuindo para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, voltado para uso de estratégias e recursos pedagógicos, que favorecem o desenvolvimento dos saberes e eliminem as barreiras de acesso ao conhecimento. A atuação no Programa de Extensão Inovação e Empreendedorismo, demonstra as habilidades para atuar com consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional, bem como permitir que desenvolva ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação. | ||||
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): | ||||
Planejamento e organização
Criatividade e inovação |
||||
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: | ||||
O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Inovação e Empreendedorismo do curso de Pedagogia – Licenciatura está relacionado ao fato de disseminar os conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso, com a finalidade de apoiar a comunidade no âmbito tecnológico e empreendedor por meio da educação, assim potencializando a geração de conhecimentos desenvolvidos nas ações e aprimorando as habilidades dos egressos. | ||||
CONTEÚDOS: | ||||
I – Tecnologias e inovações em educação;
II – Educação inclusiva e valorização da diversidade; III – Didática, planejamento e avaliação; IV – Políticas educacionais e ensino. |
||||
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: | ||||
TEIXEIRA, Clarissa Stefani. Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação: volume 4. São Paulo: Blucher, 2018.
CAMPOS, Flávio Rodrigues. Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019. AFFONSO, Luciane Marina Zimerman. Políticas Educacionais e Base Nacional Comum Curricular de ensino religioso. Porto Alegre: Grupo A, 2021. TOMAZELI, Luciane. Educação Inclusiva Aplicada às Deficiências: Visual, Auditiva, Física e Intelectual. São Paulo: Contentus, 2020. SANT’ANNA. Geraldo José. Planejamento, gestão e legislação escolar. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014. CARVALHO, Marly Monteiro de; JÚNIOR RABECHINI, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2021. ALIAS, Gabriela. Diversidade, Currículo Escolar e Projetos Pedagógicos. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016. PAULO, Fernanda dos Santos. Concepções de Educação: Espaços, Práticas, Metodologias e Trabalhadores da Educação Não Escolar. Curitiba: Intersaberes, 2020. |
||||
TEMPLATE PDCA: | ||||
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. | ||||
1. PLANEJAMENTO (PLAN) | ||||
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto! Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
|
||||
DEFINA A PROPOSTA. IMERSÃO: DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro. SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA 1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com maior frequência? 1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular? Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1. 1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão. Se não for possível deve voltar à pergunta 1. 1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade? Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1. 2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas identificados? 3. Onde será realizada a ação? 4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado? 5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente? 6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação? 7. Será necessário agendamento? 8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
|
||||
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO. |
||||
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. |
||||
IDEIAS E ANOTAÇÕES: | ||||
2. REALIZAÇÃO (DO) | ||||
CRONOGRAMA: | ||||
ATIVIDADES | PER. 1 | PER. 2 | PER. 3 | PER.4 |
3. VERIFICAÇÃO (CHECK) | ||||
Planejamento: | ||||
Imersão realizada? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Ideação realizada? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Prototipação realizada? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Planejamento está ok? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Realização: | ||||
Cronograma realizado? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Cronograma atende a realização do projeto? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Verificação: | ||||
Cronograma atende a realização do projeto? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Projeto atende a proposta da instituição escolhida? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Houve necessidade de mudança de estratégia? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? | ||||
4. AÇÃO (ACT) | ||||
AÇÃO PROPOSTA: | ||||
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual. |
||||