Projeto de extensão II Serviço Social
Projeto de extensão II Serviço social | ||||||||||
CURSO: | ||||||||||
SERVIÇO SOCIAL – BACHARELADO | ||||||||||
COMPONENTE CURRICULAR: | ||||||||||
PROJETO DE EXTENSÃO II – SERVIÇO SOCIAL | ||||||||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: | ||||||||||
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO. | ||||||||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: | ||||||||||
Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo o curso de Serviço Social tem a missão de transferir à sociedade os conhecimentos gerados e potencializar a geração de novos conhecimentos de modo aplicado, permitindo o desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, que apresentam soluções e produtos para resolução de problemas diversificados presentes no contexto social e em seu contexto profissional, trazendo impacto positivo a comunidade envolvida. Ao identificar as dificuldades da comunidade, os alunos compreendem a necessidade e a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas absorvidas durante sua jornada acadêmica. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são:Financeirização do capital, contrarreformas do Estado, políticas sociais e seguridade social; Cidadania, direitos e legislação social e Produção de conhecimento, pesquisa e indicadores sociais.
Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Entidades pertencentes à Administração Pública municipal, estadual ou federal; escolas; colégios; Organizações não governamentais (ONG); Instituições privadas com ações sociais; fundações; entidades do Judiciário como Procons e Tribunais; Entidades religiosas como igrejas, ordens, templos, congregações, missões e casas de acolhimento ou assistência; entidades de saúde e assistência social; Asilos, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs); Organizações de moradores e Cooperativas, entre outras. |
||||||||||
COMPETÊNCIAS: | ||||||||||
I – Planejar, negociar e executar projetos de cooperação e de internacionalização de diferentes tipos de organizações;II – Avaliar os reflexos da política e da economia internacionais sobre as dimensões nacional e regional;
III – Utilizar instrumentalmente a língua inglesa. |
||||||||||
PERFIL DO EGRESSO: | ||||||||||
O perfil do egresso do curso de Serviço Social, idealizado pela IES proporciona a formação do profissional colaborativo e propositivo na mediação de conflitos, na busca de cooperação e na solução de problemas numa realidade diversificada e em transformação; analítico acerca de argumentos, de evidências, de discursos e de interpretações, com relação tanto a eventos e processos internacionais, quanto a abordagens, teorias e perspectivas em Relações Internacionais; diligente e criativo na pesquisa, na análise, na avaliação e na formulação de cenários e de projetos para atuação nas esferas nacional, regional e internacional. | ||||||||||
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): | ||||||||||
Análise e resolução de problemas Criatividade e inovação Liderança |
||||||||||
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: | ||||||||||
O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Inovação e Empreendedorismo do curso de Serviço Social está relacionado ao fato de disseminar os conhecimentos multidisciplinares e transversais desenvolvidos no curso, com a finalidade de apoiar a comunidade no âmbito tecnológico, inovador e empreendedor explorando o Serviço Social, fomentando a geração de conhecimentos técnicos desenvolvidos nas ações e aprimorando das habilidades dos egressos. | ||||||||||
CONTEÚDOS: | ||||||||||
I – Financeirização do capital, contrarreformas do Estado, políticas sociais e seguridade social;II – Cidadania, direitos e legislação social;
III – Produção de conhecimento, pesquisa e indicadores sociais. |
||||||||||
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: | ||||||||||
DORETO, Daniella Tech. [et al.]. Direitos humanos e legislação social. Porto Alegre: SAGAH, 2021.PAIVA, Maria Jeanne Gonzaga de…[et al.]. Capitalismo, trabalho e política social. São Paulo: Blucher, 2017.
SAMPAIO, Helenara R.; KERNKAMP, Clarice da Luz. Indicadores sociais. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014. |
||||||||||
RELATÓRIO FINAL: | ||||||||||
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
||||||||||
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS | ||||||||||
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): |
||||||||||
Local de realização da atividade extensionista: | ||||||||||
Durante a ação: | ||||||||||
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: | ||||||||||
Resultado da ação: | ||||||||||
Conclusão: | ||||||||||
Depoimentos (se houver): | ||||||||||
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio.
Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. |
||||||||||
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTECAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
|
||||||||||
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASCAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual;
Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
|
||||||||||
AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: | ||||||||||
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: | ||||||||||
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | () |
2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | () |
3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | () |
4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | () |
5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | () |
6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | () |
7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/sugestão. | ||||||||||
Projeto de extensão II Serviço social |
O Projeto de Extensão II em Serviço Social é uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento social, integrando a teoria acadêmica à prática comunitária. Este projeto é motivado pela necessidade de formar profissionais capacitados para enfrentar os desafios sociais contemporâneos, contribuindo para a promoção da justiça social e dos direitos humanos.
Motivações e Objetivos
As motivações para o Projeto de Extensão II em Serviço Social incluem a urgência de atender às demandas sociais e a importância de uma formação prática que complemente a teoria. O objetivo principal é capacitar os estudantes a desenvolverem habilidades práticas em diagnóstico social, planejamento e execução de ações que visem melhorar a qualidade de vida das comunidades atendidas.
Detalhamento do Projeto
O projeto abrange uma série de atividades, como:
- Diagnóstico Comunitário: Levantamento de informações sobre as necessidades e potencialidades da comunidade, visando identificar áreas de intervenção.
- Desenvolvimento de Projetos: Criação e implementação de programas sociais que atendam às demandas identificadas, como oficinas de capacitação, grupos de apoio e campanhas de conscientização.
- Atendimentos Diretos: Realização de atendimentos individuais e familiares, oferecendo orientação sobre direitos sociais e acesso a serviços públicos.
Metodologia
A metodologia utilizada no Projeto de Extensão II é baseada em:
- Aprendizagem Prática: Os alunos atuam diretamente nas comunidades, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações reais.
- Supervisão e Mentoria: Cada grupo de estudantes é acompanhado por profissionais experientes, que oferecem orientação e feedback contínuo.
- Reflexão Crítica: Após as atividades, são promovidas discussões em grupo para que os alunos possam refletir sobre suas experiências e o impacto de suas ações.
Resultados e Reflexões
Os resultados do projeto incluem a melhoria das condições de vida nas comunidades atendidas e o fortalecimento da atuação dos estudantes como futuros profissionais de Serviço Social. As reflexões dos alunos destacam a importância da prática na formação, bem como a necessidade de uma abordagem humanizada e ética no atendimento às demandas sociais.
Referências
As principais referências que fundamentam o projeto incluem textos sobre políticas sociais, direitos humanos, e metodologias de intervenção em Serviço Social. Além disso, são utilizados estudos de caso que ilustram boas práticas na área.Em resumo, o Projeto de Extensão II em Serviço Social é uma oportunidade valiosa para os estudantes aplicarem seus conhecimentos em contextos reais, promovendo a justiça social e o bem-estar das comunidades. Ao integrar teoria e prática, o projeto contribui para a formação de profissionais comprometidos e preparados para enfrentar os desafios sociais.