Projeto de Extensão I – Engenharia Elétrica
Seja bem-vindo a uma jornada fascinante pelo universo da Engenharia Elétrica por meio do nosso exclusivo Projeto de Extensão I Engenharia Elétrica. Projetado para proporcionar uma compreensão abrangente e prática, este curso é a chave para desbloquear oportunidades emocionantes e desafios empolgantes na área.
Descubra os Pilares da Engenharia Elétrica: O Projeto de Extensão I Engenharia Elétrica oferece uma visão aprofundada dos fundamentos essenciais desta disciplina dinâmica. Desde circuitos elétricos até sistemas de controle, você explorará conceitos teóricos e aplicados que são essenciais para qualquer profissional de engenharia elétrica.
Vantagens do Projeto:
- Métodos Inovadores de Ensino: Nosso projeto adota métodos de ensino inovadores, incluindo práticas de laboratório e projetos práticos, para garantir uma aprendizagem envolvente e eficaz. Você não apenas entenderá os conceitos teóricos, mas também os aplicará em situações do mundo real.
- Orientação de Especialistas na Área: Contamos com uma equipe de instrutores altamente qualificados e experientes em Engenharia Elétrica. Você terá a oportunidade de aprender com profissionais que estão na vanguarda da pesquisa e da prática no campo.
- Conclusão com Certificação Reconhecida: Ao concluir com êxito o Projeto de Extensão I Engenharia Elétrica, você receberá uma certificação reconhecida, fortalecendo sua credibilidade no mercado de trabalho. Esta certificação é um selo de qualidade que destaca suas habilidades e conhecimentos.
Portfolio Individual – Projeto de Extensão I – Engenharia Elétrica
Relatório final
PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL.
O Programa de Ação e Difusão Cultural é uma iniciativa vibrante e enriquecedora que busca promover a diversidade e a expressão artística em toda a sua magnitude. Este programa inovador foi concebido para criar uma plataforma inclusiva, onde a cultura se torna uma ponte entre diferentes comunidades, estimulando o entendimento e a apreciação mútua.
Explorando as Raízes Culturais: No âmbito do Programa de Ação e Difusão Cultural, mergulhamos nas riquezas das tradições e expressões culturais. Seja por meio de eventos, workshops, ou exposições, buscamos celebrar a herança cultural, proporcionando um espaço para a expressão autêntica e a preservação das identidades.
Principais Componentes do Programa:
- Eventos Culturais Multidisciplinares: O programa oferece uma série de eventos que abrangem diversas formas de expressão cultural, desde apresentações artísticas até debates e demonstrações práticas. Cada evento é cuidadosamente projetado para envolver a comunidade e promover a compreensão intercultural.
- Oficinas de Arte e Performance: As oficinas proporcionam uma oportunidade única para os participantes explorarem e desenvolverem suas habilidades artísticas. Seja aprendendo técnicas tradicionais ou experimentando formas inovadoras de expressão, as oficinas incentivam a criatividade e a colaboração.
- Parcerias com Artistas Locais e Internacionais: Colaboramos com artistas locais e internacionais para enriquecer a experiência cultural oferecida pelo programa. Essas parcerias proporcionam uma visão mais ampla e diversificada da arte e cultura, conectando-nos globalmente.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
O Programa de Ação e Difusão Cultural do curso de Engenharia Elétrica está relacionado com a preservação, divulgação e garantia de acesso à informações de diversas áreas de conhecimentos, auxiliando na difusão da cultura para a comunidade por meio de cursos, oficinas, palestras, aulas, sessões de monitoria de conteúdos do ensino médio (como matemática, física e química), noções de informática, administração, economia, desenho técnico, legislação e segurança do trabalho, meio ambiente e gestão ambiental, entre outros. São diversos os locais que poderão contemplar esse projeto extensionista, como: prefeituras; associações de bairros; escolas municipais e estaduais; instituições religiosas; organizações não governamentais (ONGs).
COMPETÊNCIAS:
I – Projetar e conduzir experimentos, modelar e simular processos e sistemas e interpretar resultados;
II – Desenvolver e/ou utilizar novos materiais, ferramentas, tecnologias e técnicas aplicados a problemas de Engenharia Elétrica;
III – Avaliar a viabilidade técnica e econômica e os impactos ambiental e social de projetos de Engenharia.
PERFIL DE EGRESSO:
A IES busca que o egresso do curso de Engenharia Elétrica seja um profissional ético, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico, dinâmico, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Ação e Difusão Cultural o egresso possa desenvolver habilidades e competências que permita o desenvolvimento de novas tecnologias e transferência de conhecimento com o uso da criticidade, ética e criatividade na solução de problemas da sociedade considerando aspectos ambientais, políticos, econômicos, culturais, sociais e de segurança e saúde no trabalho, bem como tenha capacidade de planejar, conduzir e ensinar experimentos, interpretação e análise dos resultados de fenômenos físicos e químicos, ferramentas matemáticas, computacionais e de simulação.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Comunicação Interpessoal
Público Aprendizado Ativo Planejamento e organização
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O Programa de Ação e Difusão Cultural do curso de Engenharia Elétrica tem como objetivo a disseminação e troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a sociedade, contribuindo com a divulgação, acesso e manutenção do patrimônio cultural.
CONTEÚDOS:
I – Administração e economia;
II – Ciências do ambiente;
III – Algoritmos e estrutura de dados;
IV – Sistemas lineares.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
GUERRINI, Fábio Muller; ESCRIVÃO FILHO, Eduardo; ROSSIM, Daniela. Administração para engenheiros. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
PHILIPPI JUNIOR, Arlindo (org.). Energia e sustentabilidade. Barueri: Manole, 2016.
RIBEIRO, João Araujo. Introdução à programação e aos algoritmos. Rio de Janeiro : LTC, 2019.
GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um curso de cálculo: volume 1. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2021.
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
1. PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030- ptbr.pdf. Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto! Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.
Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.
Público
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com maior frequência?
1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular? Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão. Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade? Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas identificados?
3. Onde será realizada a ação?
4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
7. Será necessário agendamento?
8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.
IDEIAS E ANOTAÇÕES:
Público
2. REALIZAÇÃO (DO) CRONOGRAMA:
ATIVIDADES PER. 1 PER. 2 PER. 3 PER.4
3. VERIFICAÇÃO (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
() SIM
() NÃO
Ideação realizada?
() SIM
() NÃO
Prototipação realizada?
() SIM
() NÃO
Planejamento está ok?
() SIM
() NÃO
Realização:
Cronograma realizado?
() SIM
() NÃO
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
Verificação:
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
Projeto atende a proposta da instituição escolhida?
() SIM
() NÃO
Público
Houve necessidade de mudança de estratégia?
() SIM
() NÃO
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?
4. AÇÃO (ACT)
AÇÃO PROPOSTA:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.