Projeto de extensão I Gestão financeira
O Projeto de Extensão I em Gestão Financeira oferece uma abordagem abrangente e especializada no campo crucial da gestão financeira empresarial. Este programa destina-se a capacitar os participantes com as habilidades necessárias para navegar pelo cenário financeiro complexo e promover o sucesso sustentável das organizações.
Fundamentos da Gestão Financeira: O curso inicia-se com uma imersão nos fundamentos da gestão financeira, explorando conceitos-chave, princípios contábeis e estratégias para otimizar o desempenho financeiro. Os participantes ganham uma compreensão sólida das ferramentas essenciais para a tomada de decisões informadas.
Análise de Investimentos e Risco: Com foco em promover o crescimento organizacional, os alunos exploram técnicas avançadas de análise de investimentos e gestão de riscos. O programa capacita a identificação de oportunidades de investimento sólidas e a implementação de estratégias para mitigar potenciais riscos financeiros.
Planejamento Orçamentário e Controle Financeiro: O Projeto de Extensão I em Gestão Financeira enfatiza a importância do planejamento orçamentário eficaz e do controle financeiro preciso. Os participantes aprendem a desenvolver orçamentos realistas, monitorar desempenho financeiro e ajustar estratégias conforme necessário.
Finanças Corporativas e Estratégias Empresariais: O curso abrange tópicos avançados em finanças corporativas, integrando conceitos estratégicos. Os participantes exploram estratégias financeiras alinhadas aos objetivos empresariais, capacitando-os a contribuir para o sucesso global da organização.
Estudo de Caso e Aplicações Práticas: A metodologia do projeto inclui estudos de caso desafiadores e aplicações práticas do conhecimento adquirido. Isso permite que os participantes desenvolvam habilidades críticas de resolução de problemas e estejam preparados para enfrentar desafios do mundo real.
Ao concluir o Projeto de Extensão I em Gestão Financeira, os participantes estarão prontos para assumir papéis de liderança na gestão financeira, contribuindo para o crescimento e a estabilidade financeira das organizações em que atuam.
ALUNO: | ||||
CURSO: | ||||
CST EM GESTÃO FINANCEIRAO curso de Tecnologia em Gestão Financeira oferece uma jornada educacional enriquecedora, fornecendo aos alunos conhecimentos sólidos e habilidades práticas necessárias para se destacarem no cenário dinâmico da gestão financeira. Abordando conceitos fundamentais e avançados, o programa prepara os estudantes para desafios reais em ambientes corporativos. Princípios Fundamentais: No início do curso, os alunos mergulham nos princípios fundamentais da gestão financeira, compreendendo os aspectos essenciais da contabilidade, finanças e economia. Essa base sólida estabelece o alicerce para a aprendizagem contínua ao longo do programa. Análise Financeira e Tomada de Decisões: O foco na análise financeira aguça a capacidade dos alunos de interpretar demonstrativos financeiros, avaliar desempenho e tomar decisões informadas. A aplicação prática desses conceitos é enfatizada por meio de estudos de caso e simulações. Gestão de Investimentos e Riscos: O curso explora estratégias de gestão de investimentos e riscos, preparando os alunos para navegar pelas complexidades do mercado financeiro. Eles aprendem a identificar oportunidades de investimento, avaliar riscos e desenvolver estratégias para otimizar retornos. Planejamento Financeiro Empresarial: Um componente crucial do programa é o planejamento financeiro empresarial, onde os alunos desenvolvem habilidades para criar orçamentos, realizar projeções financeiras e implementar estratégias que impulsionem o desempenho financeiro de organizações. Ética e Responsabilidade Social: O CST em Gestão Financeira destaca a importância da ética nos negócios e da responsabilidade social corporativa. Os alunos exploram como as decisões financeiras podem impactar não apenas o desempenho econômico, mas também a sustentabilidade e a reputação das organizações. Estágio Supervisionado e Experiência Prática: O programa inclui um estágio supervisionado, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em ambientes reais de trabalho. Essa experiência prática complementa a teoria, preparando os formandos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com confiança. Ao concluir o CST em Gestão Financeira, os alunos estarão equipados com habilidades valiosas, estando aptos a assumir papéis estratégicos na gestão financeira e contribuir para o sucesso das organizações em que atuam. |
||||
COMPONENTE CURRICULAR: | ||||
PROJETO DE EXTENSÃO I – GESTÃO FINANCEIRA | ||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: | ||||
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. | ||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
||||
A realização das atividades extensionistas do CST em Gestão Financeira, vinculada ao Programa de Contexto à Comunidade, pode representar a oportunidade para estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências e soft skills específicas no alunado do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa. | ||||
COMPETÊNCIAS: | ||||
I – Gerenciar recursos financeiros com eficácia, eficiência e efetividade;
II – Utilizar instrumentos e métodos quantitativos e qualitativos para tomada de decisões em finanças; III – Planejar e tomar decisões financeiras com base na análise do ambiente econômico e das questões conjunturais. |
||||
PERFIL DE EGRESSO: | ||||
O perfil do egresso idealizado pela IES para o CST em Gestão Financeira possibilita a formação do profissional que tenha como valores e pressupostos essenciais um perfil generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, apto a agir eticamente, diagnosticando os ambientes externo e interno, para a tomada de decisão e do estabelecimento de estratégias e objetivos, a fim de investigar inovações e implementá-las nos processos estruturados e, atuando postura socialmente responsável, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida. | ||||
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): | ||||
Análise e resolução de problemas
Flexibilidade e adaptação |
||||
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: | ||||
O principal objetivo da extensão universitária do CST em Gestão Financeira, por meio do Programa de Contexto à Comunidade, é o novo saber que é originado devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso, durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem multidisciplinar. | ||||
CONTEÚDOS: | ||||
I – Análise de cenário econômico;
II – Matemática financeira; III – Planejamento orçamentário; IV – Sociedade e direitos humanos. |
||||
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: | ||||
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
GARCIA, Regis; CARDOSO JÚNIOR, Leuter Duarte; PROENÇA, Fábio Rogério. Estretégia econômica e empresarial. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2015. MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. PETROKAS, Leandro Augusto; BUENO, Thiago Von Atzingen. Planejamento financeiro e orçamentário. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. SANTOS, João Carlos dos. Matemática financeira. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., p. 216, 2016. |
||||
TEMPLATE PDCA: | ||||
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. | ||||
1. PLANEJAMENTO (PLAN) | ||||
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto! Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
|
||||
Projeto de extensão I Gestão financeira | ||||
DEFINA A PROPOSTA. IMERSÃO: DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro. SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA 1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com maior frequência? 1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular? Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1. 1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão. Se não for possível deve voltar à pergunta 1. 1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade? Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1. 2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas identificados? 3. Onde será realizada a ação? 4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado? 5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente? 6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação? 7. Será necessário agendamento? 8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
|
||||
Projeto de extensão I Gestão financeira | ||||
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO. |
||||
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. |
||||
IDEIAS E ANOTAÇÕES: | ||||
Projeto de extensão I Gestão financeira | ||||
2. REALIZAÇÃO (DO) | ||||
CRONOGRAMA: | ||||
ATIVIDADES | PER. 1 | PER. 2 | PER. 3 | PER.4 |
3. VERIFICAÇÃO (CHECK) | ||||
Planejamento: | ||||
Imersão realizada? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Ideação realizada? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Prototipação realizada? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Planejamento está ok? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Realização: | ||||
Cronograma realizado? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Cronograma atende a realização do projeto? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Verificação: | ||||
Cronograma atende a realização do projeto? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Projeto atende a proposta da instituição escolhida? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Houve necessidade de mudança de estratégia? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? | ||||
4. AÇÃO (ACT) | ||||
AÇÃO PROPOSTA: | ||||
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual. |
||||